A Técnica

Uma descrição precisa do termo técnica seria, “O esforço para reduzir o esforço”. E sempre há uma maneira de melhorarmos os processos de nossa empresa.

As Técnicas usada na atualidade são frutos de uma evolução contínua, logo, os recursos atuais não são frutos de um insight ou algo similar a um achado, mas sim um conjunto de melhorias adaptado aos recursos do presente. Não podemos acreditar que uma maquina de plantio capaz de fazer o trabalho de mil homens simplesmente aconteceu! Foi uma evolução iniciada a aproximadamente 10.000 anos, e a premissa técnica foi o sulco na terra. No início era usada como ferramenta uma pedra, e hoje são lâminas de aço movidas por motores. Entretanto, continua sendo o sulco na terra a base das técnicas de plantio.

Então o que é mais importante a técnica ou a ferramenta? Se eu tirar a ferramenta mas manter o conhecimento técnico ainda obtenho resultado, o inverso não é verdadeiro.

Continuando o raciocínio, o funcionamento da imensa máquina de plantio é dependente de ajustes,  processos bem definidos, regras, boas práticas etc. Em suma, aplica-se a técnica.

A ferramenta, ou seja a máquina é totalmente dependente do fator humano, caso não siga esses preceitos, a extensão dos erros  equivale-se a extensão do processo. É preciso regular a ferramenta, inserir informações, alimentar o tambor de grãos com as sementes corretas, ater-se as condições climáticas entre outras coisas.

Em resumo, a melhor solução tecnológica sempre estará a mercê daqueles que a manipulam, e é o seu esforço e conhecimento técnico que irá definir os resultados obtidos com o apoio da tecnologia.